Nós reunimos neste
site, Mentes Em Choque,
o Guia das Frases, um grande número de fatos, observações, memórias de todos os
tempos, de todos os países, emprestados de todas as histórias, todas as
literaturas, e referindo-se às mais variadas ordens de coisas. A pesquisa percorre
todas as direções nos vários campos intelectuais, com objetivo, de oferecer a
todos a fácil assimilação do assunto pesquisado. O texto apresenta François Borgia, jesuíta, que reflete como parou de beber copiosamente quando, na época, era um homem do mundo.
Os tópicos agrupados aqui, uma vez conhecidos pela primeira leitura, serão facilmente recuperados usando a tabela em ordem alfabética de assuntos colocados no final da coleção, que se transformará em uma espécie de ampla lembrança histórica e literária, dos quais, acreditamos, reconheceremos a utilidade muito usual.
Ao entrar na ordem jesuíta, Bórgia não podia, apesar de todos os seus esforços, restringir-se à parte "adequada" de um copo de vinho. O sofrimento começou, quando, ele experimentou sua primeira refeição. Naquele momento, ele já tinha esvaziado um quarto ou um terço do enorme copo em que ele estava acostumado a beber, deixando assim, de se superar, colocando em dúvida a sua forte força de vontade. Nesse momento, entre uma reflexão e outra, escuta uma voz:
"Irmão!" Estou vendo o seu sofrimento diante do copo de vinho, e tenho uma ideia brilhante: "A cada dia, antes de encher o copo para a refeição, aconselho a colocar uma gota de vela no lugar do vinho e, gota a gota, tenho a convicção, que o hábito será perdido”.
Em um primeiro momento, Borgia percebeu que a ideia parecia, digamos perturbadora. Entretanto, diante do suplício, começou a perceber que a ideia poderia dar certo? O seu sacrifício foi compensado, quando, alguns meses depois, ao invés de encher o copo com vinho, começou a encher o copo com cera, gota a gota.
Com o decorrer do tempo, como sabem, Borgia parou com as gotas de vela, e começou a beber somente água. O resultado foi tão surpreendente, que Borgia não bebeu nada além de água, e não ficou pior.
A partir desse momento, a vida pessoal de Borgia foi gasta por muitas e muitas horas de meditação. Considero importante acrescentar, que Francis Borgia foi canonizado em 1671 pelo Papar Clemente X."
Elementos e Referências Bibliográficas:
O
texto/artigo foi traduzido e adaptado por Roberto Fernandes Doze — Coordenador de Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As
citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “Os Maiores Sites de Bibliotecas Online e Notícias do Mundo Contemporâneo”. Cabe acrescentar, sem a esperança de completar a tradução livre, que se optou por traduzir para o português de modo a valorizarmos a nossa língua. Ainda que as informações publicadas estejam em português, é importante destacar que é possível encontrar rapidamente o texto original, na medida em que se encontram, disponível em
http://www.gutenberg.org. O autor deste livro, Eugène Muller (1826-1913),
Curiosités Historiques et Littéraires, se destaca por ser um trabalho de domínio público, que foi convertido em formato digital pelo Projeto Gutemberg. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
0 Comentários